Nissan Micra: pequeno japonês é para ser levado a sério!

Durante alguns anos a Nissan andou "distraída" em relação a segmentos muito importantes do mercado europeu,

nomeadamente ao dos utilitários, descurando totalmente a rica herança deixada pelas primeiras gerações do Micra. Pois isso terminou com a chegada da quinta geração do mítico utilitário nipónico que nasceu no já longínquo 1982.

"Quando o primeiro Micra apareceu, há mais de 30 anos, marou uma revolução no segmento dos pequenos utilitários e abriu um capítulo na história da Nissan", referiu Carlos Ghosn, ao revelar o novo modelo, no salão de Paris. "A quinta geração do Micra é igualmente revolucionária e deverá cumprir as grandes expectativas que irá criar".



Com 3,99 m de comprimento e 2,525 m de distância entre eixos, o novo Micra revelou um habitáculo desafogado, em especial a nível do espaço para os ombros. E também mostrou uma bagageira que, sem ser referência, é bastante volumosa. O "design" muito mais cuidado e personalizado é o primeiro "statement" que o Micra-5 faz em relação à sua reentrada na "guerra" dos utilitários, mas não é o único.

O regresso de motores Diesel à gama Micra é mais um sinal da seriedade com que a Nissan encara esta nova geração, com o 1.5 de 90 cv a juntar-se às duas opções a gasolina: 1.0 de 73 cv ou o tricilíndrico de origem Renault, com 900 cc e turbo, a debitar 90 cv. Por outro lado, quando se fala em novo Micra, nunca a expressão foi tão bem aplicada porque, da plataforma às suspensões e demais órgãos mecânicos, tudo é, de facto, novo!

O facto de a Nissan ter passado a sua produção da Índia para França, para a fábrica de Flins da Renault – aproveitando as sinergias da Aliança – é outra declaração de intenções da sua aposta forte neste modelo. Por fim, o ter recheado o Micra com tecnologias muitas delas só disponíveis em modelos de segmentos superiores esclarece totalmente os objectivos da Nissan!



Por exemplo, o Micra passa a poder contar com alerta de saída involuntária de faixa ou com sistema de travagem activa com detecção de peões, dispositivo de extrema utilidade num automóvel de cariz citadino. Pode ainda receber o controlo de ângulo morto e a visão 360º disponível em modelos como o Note, Pulsar ou Qashqai. E tem até alguns "gadgets" curiosos como, em opção, uma aparelhagem Bose que integra colunas de som nos encostos de cabeça!

Pelo que vimos em Paris, a Nissan passa, com este Micra, a ter tudo para voltar a ser um importante "player" num segmento crucial no mercado português como o do segmento B. A chegada da quinta geração do Micra a Portugal acontecerá entre Janeiro e Fevereiro de 2017.

Em destaque